Relatório da ouvidoria maio 2017 – resumo

TV Brasil
Cobertura dos dias 10 e 11 de maio sobre depoimento de Lula a Sérgio Moro correta, completa e equilibrada. Reclamação de telespectador sobre a permanência da santa missa na grade, sem a devida explicação da Dipro sobre a judiciarização do caso. Divulgação da delação de Joesley Batista no dia 18 contornada, desviando de Temer e usando verbo na condicional e metáforas.

No dia 23, matéria na edição da tarde do Repórter Brasil sobre polêmica de construir torres blindadas nas comunidades com entrevista gravada em outro estúdio, com a mesma apresentadora do jornal, ficou um pouco estranho sem a devida explicação e faltou também contextualização em algumas citações.

Na edição da tarde do dia 24, Repórter Brasil melhora o enfoque e diminui o governismo na abordagem de desdobramentos da Lava Jato envolvendo Temer. Matéria boa também sobre as ações na cracolândia em São Paulo, humanizada e com enfoque de jornalismo público.

Agência Brasil e Portal
Depois de inúmeras reclamações, foi corrigido o site da Rádio MEC FM Rio e disponibilizada a playlist da programação. Omissão da palavra “conhecido” em pesquisa sobre violência altera significado da divulgação de pesquisa sobre violência. Manchete óbvia sobre Pnud apontar melhores condições de brancos. No dia do depoimento de Lula em Curitiba, Portal não deu o assunto em destaque hora nenhuma, dando algumas noticias e com atraso. Erro de tradução em matéria sobre Venezuela.

A delação de Joesley Batista foi dada no Portal pelo viés oficialista, das declarações das autoridades envolvidas, e sem referência à delação em si. “Uma história sem começo, contada do meio em diante”, segundo a Ouvidoria.

Matéria da correspondente contratada em Portugal sobre drogas traz caráter opinativo, com apenas uma fonte e sem citar a fonte dos dados apresentados, além de copiar integralmente parágrafos de matéria dela mesma para outro veículo e ter contradições no texto.

Uso inadequado ao jornalismo de termos técnicos em matéria sobre o fundo de pensão da Petrobras. Matéria da Rádio ONU sobre mesmo assunto que a Agência já tinha publicado no dia anterior com mais profundidade. Matéria sobre saída dos EUA do Acordo de Paris com perspectivas diferentes, propiciada pela presença de correspondente no país, mas com erros de dados e sem citar fonte.

Rádios
História Hoje sobre o Dia do Trabalho com proselitismo a favor das reformas propostas pelo governo para a legislação trabalhista, além de dramatização opinativa e informação sem fonte.

Cobertura da delação dos donos da JBS começou pela repercussão na Câmara e Senado, sem dar o fato original primeiro, e depois a reunião de Temer. Mas teve informações atualizadas no plantão de notícias durante o Show de Bola Nacional, notícia completa no Nacional Informa da meia noite e repercussão internacional na Madrugada Nacional. No Repórter Brasil volta o enfoque oficializa, começando com a nota da presidência. A notícia e as repercussões voltaram ao longo de todo o dia seguinte, nos noticiários e também na programação, algumas vezes pelo viés oficialista.

História Hoje sobre Dia Internacional de Combate à Homofobia com linguagem caricatural e ofensiva, deixando o texto preconceituoso e ofensivo, além de trilha inadequada de filme de suspense.

Ponto do Samba, da Nacional do Rio, com propaganda comercial indevida de bares e restaurantes que oferecem música ao vivo, impressão de que sugestão a banda que participava do programa possa comprometer a lisura do Festival de Música da Nacional.

Nacional da Amazônia fora do ar desde 20 de março! Com transmissão apenas pela internet. Ouvintes questionam durante o programa Ponto de Encontro, já que muitos têm na Nacional a única opção de veiculo de comunicação para informação e entretenimento. Diretoria de Operações Engenharia e Tecnologia informou que a empresa acionou o seguro e aguarda o processo para recuperar o fornecimento de energia ao transmissor, danificado por raio.

Manifestações do público
Na TV Brasil, reclamação sobre figurino de Vera Barroso no Sem Censura, que a deixaria envelhecida, e de que após a reformulação o debate ficou mais superficial. Reclamação sobre debate sobre aborto no Diálogo Brasil, que não abordou a questão social do tema. Crítica ao Nos Corredores do Poder, que mas parece uma assessoria do governo.

Elogio ao Samba da Gamboa, à nova novela africana, ao Caminhos da Reportagem sobre a China e sobre apropriação cultural. Das 304 demandas para a TV Brasil, 198 foram reclamação sobre a suspensão do sinal analógico na parabólica.

Na Agência Brasil, reclamação de que o enfoque do site está muito governista e deixou de fazer comunicação pública. Outro leitor diz que a cobertura da greve geral do dia 28 de abril e do dia seguinte foi um jornalismo vendido manipulado e mentiroso. Apontamento de erros, prontamente corrigidos.

No Portal, reclamação de acesso ao conteúdos das Rádios pela internet e a playlist da MEC FM.

Nas rádios, reclamação da interrupção da transmissão da Nacional da Amazônia em Ondas Curtas, que continua sem solução desde o dia 20 de março, quanto o transmissor em Brasília foi atingido por raios. Interrupção do sinal também na MEC FM Rio e interferência de rádio evangélica na sintonia. História Hoje sobre Dia do Trabalho com mensagem subliminar a favor das reformas do governo.

Elogios à Nacional FM Brasília, ao programa Noite de Meu Bem da MEC FM, às rádios AM do Rio, com pedido de mais notícias positivas sobre o Rio de Janeiro.

Deixe um comentário