Relatório da Ouvidoria Janeiro 2016 – resumo

TV Brasil
Continuam problemas de anunciar um programa que não vai ao ar e corte sem explicação. Entrevista com Anita Leocádia Prestes cancelada sem aviso ao telespectador, quando houve acusação de censura ao Observatório da Imprensa. No Stadium, matéria sobre atividade física ao ar livre ficou promocional de uma empresa de assessoria esportiva, outra sobre o andamento das obras olímpicas apenas com a empresa da prefeitura, sem abordar polêmicas ou explicar os atrasos. Abordagem limitada no TV é Ciência. Brasileiros Mundo Afora com matérias interessantes e bem produzidas, mas incomoda um pouco excesso de jogo de câmera no estúdio.

A ouvidoria aponta que os padres criticam a EBC e a TV Brasil na transmissão da Santa Missa, feita ao vivo a partir dos estúdios da própria TV e com pessoal da EBC, por causa da disputa judicial. Isso depois de terem incluído o conselho, a direção e os funcionários entre os que necessitam de prece. O Conselho Curador decidiu que a missa não deveria ser exibida, dentro dos preceitos constitucionais de laicidade do estado e da TV pública, mas uma liminar mantém a programação.  De acordo com a ouvidoria, as manifestações do público que chegam pedindo a permanência da missa podem ter sido influenciadas por esses discursos dos padres.

Muitos erros técnicos nas edições dos dias 28 e 29 do RBN, principalmente de áudio.

Web
Matéria de merchandising de camiseta comemorativa do ano novo olímpico, sem aprofundar a questão do patrocínio e licenciamentos. Matéria sobre devolução de prédios pela Petrobras com frase descontextualizada sobre o Edifício Andorinha. Elogio à matéria de balanço do primeiro mês do governo Macri na Argentina. Matéria confusa sobre declarações da Dilma a respeito da Petrobras.

Rádios
Desafio de dar matérias de economia no rádio de forma mais clara e acessível. Cuidado com matérias sobre ideias inovadora para não parecer propaganda. Elogio a matéria sobre paralimpíada e outra sobre o método braile. Rádio Nacional não noticiou acusação de Cerveró sobre propina para PSDB em compra de petroleiros Argentina. Roda de Samba em homenagem ao centenário de Noel Rosa cinco anos depois da data. Questionamento sobre credibilidade do jornalismo da Nacional da Amazônia metade feito a partir de Brasília. “Piadas” sem propósito para a comunicação pública no Alvorada Brasileira.

Coluna da Ouvidoria
Os programas nas rádios e TV continuam sem previsão. Na Web, foi tratado primeiramente de um balanço dos atendimento dos de 2015 e como funcionam os trâmites do órgão. Também foram abordados os erros técnicos e de pauta que levaram ao questionamento se Anita Leocádia Prestes pudesse ter sido censurada, quando na verdade a Diretoria de Jornalismo orientou que a mesma entrevistada não aparecesse mais de uma vez na programação em curto período, o que ocorreria. Análise da pesquisa que a Ouvidoria fez sobre seus próprios serviços com o público que entra em contato com o órgão. Elogio ao Caminhos da Reportagem como um todo, mas criticou a abordagem do que tratou de novas mídias e a crise no jornalismo, sem abordagem aprofundada do que seria essa crise.

Nas manifestações do público para a TV Brasil, pedidos de reprise do show Maria Bethânia e Orquestra Afrosinfônica e reclamação que retransmissora não exibiu o show. sugestão de ampliar programação esportiva, principalmente futebol e em especial em um canal exclusivo. sugestão de represes, de criação de programa feito por jovens. Reclamação sobre comentário na transmissão esportiva e falta de atenção do narrador, sobre excesso de matérias “desastre”. Sobre o questionamento de se a santa missa sairia do ar, a empresa respondeu que “não tem conhecimento”, sem explicar a pendência jurídica e as críticas que os padres fazem no ar. Reclamação de falta de áudio em Minas Gerais. Elogio ao Retratos de Fé. Parcialidade do narrador do futebol e arrogância do comentarista de esporte do repórter Brasil Noite.

Sobre a Agência Brasil e Portal, reclamação de personagem de matéria sobre informações erradas, elogio a matéria sobre Zika e pedido de informação ao Ministério da Saúde a respeito do número de casos, avisos sobre erros, normalmente prontamente corrigidos pela Suadi. Aviso de republicação sem crédito.

No sistema de rádios, pedido de informação sobre horário de programas e nome de músicas, sugestão para disponibilizar a íntegra dos programas na internet.

Um comentário em “Relatório da Ouvidoria Janeiro 2016 – resumo

Deixe um comentário